40% dos divórcios são por questões financeiras

40% dos divórcios são causados por brigas ligadas a questão financeira



Geralmente um dos cônjuges desperta para o lado financeiro e é preciso tratar isso com muito cuidado para não acabar em brigas.

Atualmente 40% dos divórcios são causados por brigas ligadas a questão financeira. É preciso saber conversar sobre o assunto, uma forma de começar é falar sobre sonhos e projetos futuros para o casal e começar a identificar qual é o custo de realização de cada projeto. A partir daí os dois poderão fazer um cronograma de economias e investimentos.

Em um casal, dificilmente os dois terão a mesma renda mensal. Por isso é importante que a divisão dos gastos seja feita de forma igualitária pra que um não se sinta diminuído pelo outro.

Deve-se fazer um orçamento em conjunto e, como no geral as rendas são diferentes, é preciso que os dois cheguem em um consenso sobre o pagamento das despesas. Também é importante que cada um tenha um valor disponível para gastar como quiser, sem a interferência do parceiro/parceira. Isso aumenta a autoestima e a responsabilidade com os gastos da família.

Evite as compras feitas por impulso ou ligadas a questões emocionais, isto pode prejudicar o bem-estar do casal posteriormente.

Reserve pelo menos 10% da renda do casal, fazendo um investimento pensando no futuro, assim quando aparecer um oportunidade de negócio ou uma situação de emergência você evitará de realizar empréstimos, evitando assim reduzir o nível de qualidade de vida do casal, pois quanto mais se paga de juros para os bancos, menos realizações o casal pode ter ao longo da vida.

fonte: Revista Experiência de Sucesso

Veja também:

8 dicas para economizar;

Alternativa de renda extra;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Negócio próprio - mais perto dos filhos!

Você também não gosta de dívidas, certo?